7 de janeiro de 2011

Apresentação; Yojimbo Vs Por um Punhado de Dolares

Meu nome é Thierry Vasques, tenho 13 anos e moro em Rio Claro, interior de São Paulo. Provavelmente estarei postando toda sexta-feira. Agora irei falar um pouco de minha convivência com o faroeste:

-Não faz muito tempo que assisti a um filme do gênero (comecei a assistir por causa do blog e do Bruno), mas depois de assistir virei mais um fã de faroeste.

Agora vamos para a minha primeira postagem no blog!


Yojimbo

Direção: Akira Kurosawa

Roteiro: Akira Kurosawa, Ryuzo Kikushima

Produção: Akira Kurosawa, Ryuzo Kikushima, Tomoyuki Tanaka

Ano: 1961

Elenco: Toshirō Mifune, Tatsuya Nakadai, Takashi Shimura

Duração: 110 minutos

Um filme japonês que influenciou uma das grandes obras de Sergio Leone e outros filmes, como Lucky Number Slevin, Sukyiaki Western Django, Last Man Standing.


Análise: Yojimbo foi um filme criado por Akira Kurosawa, um dos maiores cineastas japoneses, e influenciou outros filmes e desenhos, como o remake não oficial “Por um punhado de dólares” de Sergio Leone. Akira Kurosawa processou Leone alegando que o filme era muito parecido com o seu; o diretor de Yojimbo ganhou cem mil dólares e ainda falou que ganhou mais dinheiro processando Leone do que com seu próprio filme.

O filme acontece em 1860, quando um samurai chamado Sanjuro (Toshirō Mifune) chega a uma cidade à procura de um emprego, só que esta dividida entre duas gangs rivais, uma liderada por Seibei (Seizaburô Kawazu) e a outra Ushitora (Kyu Sazanka), o samurai usa sua inteligência para conseguir dinheiro e ao mesmo tempo acabar com as duas gangs, oferecendo seu serviço para os dois lados.

No final do filme, depois de uma das gangs ser derrotada, tem um duelo entre Sanjuro e Unosuke (Tatsuya Nakadai), o duelo não é muito limpo, pois Unosuke tem uma pistola, mas mesmo assim Sanjuro ganha, assim deixando a cidade em paz.

MINHA NOTA PARA ESTE FILME: 7,0.

A análise de “Por um punhado de dólares” está aqui, feita por Bruno Barrenha.

Comparação

Nos dois filmes chega um forasteiro em uma cidade dividida entre duas gangues rivais. O personagem principal consegue ganhar dinheiro e ao mesmo tempo se livrar das gangues rivais, oferecendo seu trabalho para as duas gangues, aumentando a rivalidade entre elas. Em determinado momento o forasteiro salva uma mulher, a qual é casada e tem um filho. Ela estava aprisionada com uma das gangues, dá dinheiro para a família e os mandam fugirem da cidade. Só que a gangue descobre e aprisiona o forasteiro e o tortura para saber onde esta a mulher, só que ele não responde. O forasteiro consegue fugir (dentro de um caixão) usando sua esperteza e vê que uma das gangues estava sendo destruída. Depois de um tempo o coveiro vai avisar que a gangue iria matar um amigo do forasteiro, então este vai tentar salva-lo, mas antes ganha uma arma do coveiro. No duelo final, houve desigualdade nos dois filmes, já que o forasteiro usou uma espada/pistola e o rival uma pistola/rifle, mas mesmo assim o forasteiro ganhou.

ANÁLISE FEITA POR THIERRY VASQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário