14 de fevereiro de 2011

A vingança de Ulzana

Ulzana’s Raid

(A Vingança de Ulzana)

Direção: Robert Aldrich

Roteiro: Alan Sharp

Produção: Carter De Haven Jr., Harold Hecht, Burt Lancaster

Ano: 1972

Elenco: Burt Lancaster, Bruce Davison, Richard Jaeckel

Duração: 105 minutos

Película que ocorre durante uma fuga brutal de uma tribo apache, onde um veterano batedor serve as ordens de um inexperiente tenente.

O filme tem um dado curioso. Conta com duas edições diferentes: uma feita por Burt Lancaster, que ajudou na produção e na atuação do filme, e outra feita por Robert Aldrich, diretor da película. A trilha sonora é razoável e encontramos algumas boas cenas de ação. Ainda se têm a tradicional rivalidade do homem branco e do índio, mais precisamente dos apaches. Ulzana (Joaquín Martínez) e mais alguns índios fogem de uma reserva indígena. Logo os militares locais são avisados. Então Mclntosh (Burt Lancaster), um batedor da cavalaria, é encarregado para achar Ulzana e nomeia Garnett DeBuin (Bruce Davison) à tenente, mas este se mostra ser inexperiente ao decorrer do filme, e junto a eles tem um sargento veterano (Richard Jaeckel), um batedor apache chamado Ke-Ni-Tay (Jorge Lucas) e ainda a cavalaria inteira.

Conforme a cavalaria vai avançando, evidências das brutalidades dos apaches são encontradas. O inexperiente tenente, curiosamente cristão e filho de pastor, fica se perguntando por que os apaches são tão violentos. Enquanto isso o sargento Mclntosh e Ke-Ni-Tay tentam explicar porque isso acontece.

Ulzana manda seu filho e outro apache levarem os cavalos para outro lugar, onde os índios montariam. Mas a cavalaria, mas precisamente Ke-Ni-Tay percebe isso. Então montam uma armadilha, assim tirando a vida dos dois guerreiros e pegando os cavalos dos apaches. Ulzana, revoltado, ataca um vilarejo e deixa uma mulher viva, que se juntará com a cavalaria.

A cavalaria se divide em duas partes, uma escoltando a mulher (comandada por Mclntosh) e a outra parte (liderada pelo tenente) continuará a missão. Mas isso não passa de uma armadilha para os apaches. Os índios acabam atacando o bando liderado por Mclntosh, o reforço demora a chegar e os apaches acabam matando quase todos os soldados. Quando Garnett DeBuin finalmente chega acaba fazendo uma besteira: ele toca a corneta alertando os apaches que fogem, porém Ke-Ni-Tay consegue achar Ulzana e mata-lo.

MINHA NOTA PARA ESTE FILME: 6,5.

ANÁLISE FEITA POR THIERRY VASQUES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário