5 de março de 2011

O Álamo


The Alamo

(O Álamo)

Direção: John Lee Hancock

Roteiro: Leslie Bohem, Stephen Gaghan, John Lee Hancock

Produção: Ron Howard, Mark Johnson

Ano: 2004

Elenco: Billy Bob Thornton, Jason Patric, Denis Quaid…

Duração: 137 minutos

Um dos mais mal-sucedidos filmes da história do cinema, mas isso não significa que seja tão ruim.

Análise: O filme - que é mais próxima da guerra do que do faroeste - mostra a batalha de Álamo durante a Revolução do Texas. Foi mal sucedido comercialmente, tanto que é um dos filmes que mais perdeu dinheiro na história do cinema (para ser mais exato foi o segundo). O lugar em que a película foi filmada foi muito bem escolhido, porém poderia ser mais aproveitado. Conta com uma trilha sonora razoável, que fica mais intensa nos momentos de ação.

Talvez o filme tenha sido tão mal sucedido, pois demora um pouco para se desenvolver ou porque as pessoas não gostarem do gênero, ainda mais falando de uma batalha tão antiga, entre outras coisas.

A película, que como dito anteriormente conta a batalha de Álamo, foi um ponto crucial da Revolução do Texas, que até então fazia parte do México. O filme vai mostrar os dois lados envolvidos na batalha, sendo os mexicanos liderados por Santa Anna (Emilio Echevarría), e os Republicanos do Texas liderados por William Travis (Patrick Wilson) e James Bowie (Jason Patric). É mostrado desde a preparação até o final da batalha.

O final da batalha merece um destaque, conta com vários tiros, mortes, sendo os mexicanos vencedores. Porém Santa Anna ainda quer matar os reforços que estavam sendo liderado por Sam Houston (Dennis Quaid) que faz uma manobra arriscada. Ele manda sua tropa, que estava em desvantagem, recuar para um campo. Onde eles conseguem vencer e capturar Santa Anna.

MINHA NOTA PARA ESTE FILME: 6,5.

ANÁLISE FEITA POR THIERRY VASQUES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário