26 de setembro de 2011

Pôster: Adeus Gringo

Logo ao surgir o aclamado western spaghetti na Europa - ainda classificado como um subgênero do faroeste -, a diferenciação entre ele e o peculiar norte-americano era muito difícil de se realizar. Desde os figurinos até a construção dos personagens... ambos se confundiam; a fotografia nem se diz, então! Apesar de serem filmados em diferentes locações, a comparação entre os dois era inevitável. Pois será esta a incógnita deixada pelo filme Adeus Gringo, de 1965, estrelado por Giuliano Gemma e dirigido por Giorgio Stegani.

Para aumentar ainda mais o impasse entre “norte-americano ou europeu?”, o trabalho é baseado na novela Adios, do escritor estadunidense Harry Whittington. A história contada é sobre o jovem cowboy Brent Landers (Gemma), responsável por entrar em uma emboscada bastante acirrada após comprar gados roubados do desonesto Gil Clawson (Nello Pazzafini).

Já chegando ao fim, a conclusão é lógica: de europeu o filme só tem as locações! Todo o resto é pertencente ao estilo norte-americano de filmagens...

Para ler o parecer de Adeus Gringo, segundo Bruno Barrenha, é só clicar AQUI e aproveitar.

OBS.: Ah, você sabia que o blog completou seu primeiro ano na rede? Não?! Veja a retrospectiva, então, forasteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário