Butch Cassidy
(Butch Cassidy & Sundance Kid)
Direção: George Roy Hill
Roteiro: William Goldman
Produção: John Foreman
Ano: 1969
Elenco: Paul Newman, Robert Redford, Katharine Ross…
Duração: 110 minutos
Cheio de cenas memoráveis, a película ainda conta com muito divertimento e inteligência, além da grande atuação da dupla que a faz
Análise: O filme mostra a história de dois inseparáveis amigos e foras-da-lei do faroeste americano: Butch Cassidy (Paul Newman) & Sundance Kid (Robert Redford), que viviam por roubar trens e bancos, juntos com a gangue “Buraco na Parede” (Hole in the wall).
Logo na introdução, percebemos a genialidade do diretor George Roy Hill, com imagens antigas - de roubos a trens e fugas - em tons de sépia ocupando o lado esquerdo da tela, enquanto os créditos são mostrados à direita. No fundo, um barulho da projeção do antigo cinema e depois uma calma música.
Após essa introdução, o filme se inicia em um bar, com a dupla jogando cartas com outro pistoleiro, este que acusa Sundance de estar roubando no jogo e se prepara para sacar a arma. Porém, quando sabe que está se metendo com a dupla, já desiste de fazer o que estava pensando. Depois, Sundance e Butch passam a sofrer uma grande perseguição do dono de uma empresa de trens que foi roubada pela dupla e pensam em ir para a Bolívia com a professora Etta (Katharine Ross), que também é namorada de Sundance, porém acaba por sofrer cantadas de seu amigo, Butch. Em uma das cenas mais marcantes do filme, Butch e Etta andam de bicicleta e a música “Raindrops Keep Fallin’ On My Head” – tão suave quanto a cena – toca ao fundo. Na ida para a Bolívia, uma sequência de imagens da viagem em tom de sépia (novamente) aparece e também uma música alegre, porém no fim vai mudando para triste, mostrando que o trio não seria mais feliz como antes. O primeiro problema ao chegar no país é o idioma. Aliás, quando a dupla foi assaltar um banco, saíam algumas frases erradas e isso era um tanto quanto engraçado. Depois roubam mais bancos, são perseguidos, conseguem fugir e começam a ser caçados, com cartazes estampando seus rostos.
Já no fim do filme, vão para um vilarejo, lá são recebidos a tiros e se escondem em construções. Porém, soldados bolivianos cercam o local que estão. Já encurralados, os heróis conversam ironicamente, fazendo brincadeiras, percebendo que seria o fim. Fazem um plano final e saem do local correndo; a imagem é paralisada e o filme acaba, junto com a grande dupla de foras-da-lei.
MINHA NOTA PARA ESTE FILME: 10
PREMIAÇÕES:
- Venceu 4 vezes o Oscar em 1970. As categorias foram: melhor roteiro, melhor fotografia, melhor trilha sonora e melhor canção original;
- Venceu o Globo de Ouro em 1970, na categoria de melhor trilha sonora;
- Venceu o Grammy, também na categoria de melhor trilha sonora;
- Venceu o BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor ator (Robert Redford), melhor atriz (Katharine Ross), melhor fotografia, melhor trilha sonora, melhor roteiro e melhor edição. Além de Robert Redford, o seu parceiro no filme, Paul Newman, também foi indicado à categoria de melhor ator.
ANÁLISE FEITA POR BRUNO BARRENHA.
Sem duvidas esse filme é algo a parte e merece todo o reconhecimento...
ResponderExcluirA Atuação de Paul Newman e Robert Redford é sem igual!!
Butch Cassidy está entre os cinco melhores filmes que eu já vi.
Caro BRUNO BARRENHA o que você tem a me dizer sobre "Blackthorn" que chega em Outubro?
Gostei do Blog e é bom saber que as pessoas ainda lembram dos Western.
Venho acompanhando algumas notícias sobre Blackthorn e, por enquanto, estou tendo boas expectativas dessa produção espanhola-boliviana-estadunidense-francesa. Gostei bastante do elenco e do trailer, porém o que mais me chamou a atenção mesmo foi a história: a mistura de algo verídico com fictício deve cair como uma luva!
ResponderExcluirObrigado pelo seu comentário! Volte sempre...