21 de dezembro de 2011

Crítica: Cowboys & Aliens


COWBOYS & ALIENS

Direção: Jon Favreau

Roteiro: Roberto Orci, Alex Kurtzman, Damon Lindelof, Mark Fergus e Hawk Ostby

Produção: Johnny Dodge, Brian Grazer, Ron Howard, Alex Kurtzman, Damon Lindelof, Roberto Orci e Scott Mitchell Rosenberg

Ano: 2011

Elenco: Daniel Craig, Harrison Ford, Olivia Wilde...

Duração: 118 minutos

Uma infeliz tentativa de resgatar o western nos dias de hoje, chamando a atenção ao incluir alienígenas no gênero.

Análise: Cowboys & Aliens é mais um dos incomuns westerns dos últimos tempos, dirigido por Jon Favreau e baseado na história em quadrinhos de mesmo nome.

O filme, além de trazer o gênero do faroeste de volta, realiza uma experiência frustrada de misturá-lo com o sci-fi, sendo que ambos não têm nada haver entre si. Assim, há muitos mistérios durante o desenrolar da projeção, porém alguns não são solucionados.


Jake Lonergan (Daniel Craig) acorda no meio de um deserto com amnésia, sem nenhuma memória sobre o seu passado (ele não sabe nem seu próprio nome!) e com a ilustre presença de um misterioso bracelete no braço. De alguma maneira, ele consegue ir para a cidade de Absolution, onde descobre um pouco sobre sua vida: Jake é um famoso criminoso que está sendo procurado por muitas pessoas. 


Em uma noite, quando Jake seria levado para julgamento em outra cidade, acontece um misterioso ataque aéreo que acaba raptando alguns cidadãos. Então, o xerife de Absolution (Keith Carradine) arma um grupo para saber a origem dos ataques e resgatar os raptados, fazendo com que Lonergan também faça parte do grupo, sobretudo pelo fato de possuir a arma para derrotar os alienígenas.


No início de todo o filme, há uma agradável construção de personagem, porém também há mudanças – um tanto quanto desnecessárias – de tais características na parte final: um bom exemplo é o personagem Woodrow Dolarhyde (interpretado por Harrisson Ford), que é apresentado como uma pessoa deveras malvada, além de ser o responsável pelo desenvolvimento da cidade de Absolution. Com isto em mente, à origem de tudo, Dolarhyde está atrás de Jake Lonergan devido a um assalto que este cometera, mas Dolarhyde queria fazer a justiça com suas próprias mãos; no final, entretanto, quando Jake deu uma grande ajuda para derrotar os aliens, Dolarhyde simplesmente o perdoa e o fato de tê-lo odiado nunca havia acontecido.

O destaque, aqui, vai para o indispensável elenco: desde atores já renomados na sétima-arte (Harrison Ford) até as sensações do momento (Daniel Craig e Paul Dano). Porém, apesar de tal listagem, Jon Fraveau não soube liderar seu filme mesmo tendo elementos favoráveis para isto. Sua direção errônea, assim, é compensada em uma bela fotografia de Matthew Libatique, nos mostrando maravilhosas paisagens do deserto em conjunto com os amplos efeitos especiais.

É claro, têm lá seus erros grotescos, como na batalha final: é falado e demostrado que os aliens são seres quase indestrutíveis, mas logo após é possível ver um pequeno garoto matando a criatura apenas com uma facada. Além disto, em muitas partes os personagens agem tranquilamente, o que é estranho para pessoas do século XIX que estão enfrentando alienígenas com armas tecnológicas e com super-naves rápidas, parecendo até que enfrentam um singelo grupo de ladrões.

A conclusão de tudo é que Cowboys & Aliens não aproveitou tudo que possuía em seu favor e, mesmo com um orçamento de tamanho considerável e um roteiro falho escrito por seis pessoas, continha corpulentos nomes do Cinema Hollywoodiano. Provavelmente, o filme também não agradará os grandes fãs de western devido à mistura de dois gêneros completamente diferentes.

MINHA NOTA PARA ESTE FILME: 


ANÁLISE FEITA POR THIERRY VASQUES. 

4 comentários:

  1. Este filme é mais um disparate fabricado pelos fantoches de Hollywood! E como Harrison Ford é o protagonista o filme ainda se torna mais irritante!!
    Qualquer western-spaghetti de baixo orçamento consegue claramente bater este filme...

    ResponderExcluir
  2. Misturar as estações muitas vezes não funciona. O filme é bem fraquinho e chatinho. Poucos momentos de ação quando era ao ar livre se salvam.

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, eu não gostei dos aliens, mas o ambiente do western eu achei legal. Mas em suma o filme tem um roteiro fraco. Os aliens precisavam do outro para que? Essa parte eu não entendi. Mas eu consegui aproveitar o filme. Mas concordo que falhou no roteiro. E a HQ em que foi baseada é muito ruim.

    ResponderExcluir
  4. Sinto muito, mas eu adorei o filme, é espetacular em ação e me desculpem os chatos por eu estar certo

    ResponderExcluir