7 de abril de 2012

Requiescant in Pace, Braña!

(1934-2012)

Mesmo sem receber créditos na maioria dos filmes, Frank Braña participou das principais produções do western spaghetti... E isso basta!

Nascido sob o nome de Francisco Braña Pérez na região espanhola de Asturias, por volta do dia 24 de fevereiro de 1934, o dedicado ator e entusiasta dos cinemas italiano e espanhol veio pela primeira vez às telonas com Café de Chinitas (Gonzalo Delgrás, 1960), interpretando o papel principal da fita.

Infelizmente, ao contrário do pontapé inicial, o restante de seus desempenhos em outros projetos nunca vingaria o talento de “Paco” (como foi apelidado) para a atuação, sendo normalmente afastado para personagens cada vez mais silenciosos e desaparecidos, os quais não exigiam muito do ator. Sendo assim, Braña era muitas vezes eliminado dos créditos finais de determinados filmes!

Apesar da má sorte, ele foi conquistando seu espaço no cinema europeu, aderindo às produções do gênero intitulado western spaghetti, no qual figurou por aproximadamente 60 filmes. Dentro dele, operou ao lado de Clint Eastwood e Sergio Leone em Por um Punhado de Dólares (1964) e nos outros dois filmes que finalizariam a afamada Trilogia dos Dólares, além da obra-prima de Era uma vez no Oeste (1968).

O ator morreu em 13 de fevereiro de 2012 – onze dias antes de seu aniversário – em Madrid, Espanha.

Em uma contagem final, foram mais de 160 atuações prestadas para os mais diversos gêneros cinematográficos, ganhando maior apreciação e destaque através do eurowestern. Abaixo estão suas participações cruciais:

.

Trilogia dos Dólares: Por um Punhado de Dólares, Por uns Dólares a Mais e Três Homens em Conflito (Sergio Leone, 1964-1966)

.

Quando os Brutos se Defrontam (Sergio Sollima, 1967)

.

Era uma vez no Oeste (Sergio Leone, 1968)

.

O Dia da Desforra (Sergio Sollima, 1968)

.

Descanse em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário