1 de outubro de 2010

Por uns dólares a mais


(For a few dollars more)

Direção: Sergio Leone

Roteiro: Fulvio Morsella

Produção: Arturo González

Ano: 1965

Elenco: Clint Eastwood, Lee Van Cleef, Gian Maria Volonté...

Duração: 131 minutos

Uma história que fala sobre amizade, coragem e vingança, Clint Eastwood e Lee Van Cleef atuam perfeitamente juntos em um clássico filme de velho-oeste

Introdução: Um filme que fala sobre dois caçadores de recompensa: Monco (Clint Eastwood), Coronel Douglas Mortimer (Lee Van Cleef); e sobre um frio e cruel assassino: Índio (Gian Maria Volonté). Os dois primeiros homens citados se encontram pelo mesmo motivo: ambos queriam matar Índio, mas o detalhe é que Monco queria matá-lo apenas pela sua recompensa (Dez Mil Dólares) e o Coronel Douglas, apenas por vingança, pois Índio havia assassinado sua irmã há alguns anos atrás.


Análise: Com uma nitidez muito boa, com um ótimo posicionamento das câmeras e principalmente com uma trilha sonora de arrepiar os pelos de todo o corpo, este filme de velho-oeste surpreende muito com seus magníficos cenários e grandes tiroteios. Nessa longa metragem, Sergio Leone também envolve no meio da ação/aventura, uma comédia e também, certo toque de ironia.



O filme se inicia mostrando Coronel Douglas caçando suas recompensas,matando criminosos e pegando o dinheiro nos bancos. Com um ódio persistente por Índio, ele está determinado a matá-lo de qualquer jeito. Quando fica sabendo que Índio foge da prisão, ele imediatamente procura saber qual é o banco mais “difícil deser roubado” pela região, pois sabe que Índio irá para esse banco para realizar mais um assalto. Isto leva a ele ir a uma cidade chamada “El Paso”, onde coincidentemente encontra um caçador de recompensas rival: Monco.


Os dois têm uma conversa, e descobrem que estão interessados pelo mesmo peixe, então resolvem se aliar para bolarem uma emboscada, para matarem Índio e dividirem a recompensa.


Monco acaba se infiltrando na gangue de Índio após libertar um de seus comparsas da prisão. Então eles vão para o banco de El Paso e realizam o roubo do cofre, contendo mais de meio-milhão de dólares.

Índio ordena que todos de sua gangue fujam para uma cidade chamada Águas Calientes.

Os dois caçadores se encontram novamente nessa cidade, assim realizando uma emboscada para Índio, acontecendo o duelo final, que sinceramente realmente me surpreendeu! No final Coronel Douglas consegue matar Índio e despensa sua parte da recompensa, apesar disso, foi embora satisfeito, pois tinha realizado o que queria desde a morte de sua irmã.



MINHA NOTA PARA O FILME: 9,0


ANALISE FEITA POR CAMILO BICUDO


2 comentários:

  1. Cara, legal a resenha, mas só uma coisa: aonde é que aparece esse nome, Monco? Eu achei que o personagem do Clint não tinha nome nesse filme.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. O Clint realmente não possui nome neste filme, mas preste atenção em uma cena: após o personagem de Lee van Cleef perguntar por Baby Red Cavanagh, o xerife diz: "se isto for de algum interesse seu, um pistoleiro procurou por ele. Chamam-no de Monco".

    Abraços!

    ResponderExcluir