13 de novembro de 2010

A Marca da Forca


A marca da forca

(Hang’em High)

Direção: Ted Post

Roteiro: Leonard Freeman, Mel Goldberg

Produção: Leonard Freeman

Ano: 1968

Elenco: Clint Eastwood, Inger Stevens, Ed Begley, Pat Hingle…

Duração: 114 minutos

O primeiro filme realizado pela Malpaso Company, marcado pela vingança e pelo grande grau de inteligência do diretor Ted Post.

Análise: Após a repentina fama de Clint Eastwood na Trilogia dos Dólares - com o diretor Sergio Leone - o seu extinto vingador em filmes do gênero foi aumentando. Na película “Hang’em High”, ele atua como o delegado Jed Cooper e diz que foi uma pessoa da lei para não ser enforcado por um grupo de homens, os quais acreditavam que ele havia roubado os gados de Johansson e também o matado. Apesar de seu argumento, Cooper é enforcado e é neste momento em que os títulos começam a aparecer, vindos de longe e parando no meio da tela. Então um homem aparece e o salva a tempo, levando-o para a prisão, já que não sabe o motivo de seu enforcamento.

Logo após a cena descrita acima percebemos a inspiração que Sergio Leone causou nos próximos diretores de westerns. Músicas incríveis a todo o momento, muitos planos de câmeras inusitados e contemporâneos, closes nos rostos dos atores e alguns momentos de silêncio.

Quando Cooper chega à cadeia, fica pouco tempo e depois é libertado pelo juiz Adam Fenton (Pat Hingle), mais conhecido como “Juiz do Enforcamento”, por enforcar diversos foras-da-lei em praça pública da cidade de Fort Grant, Oklahoma. Como objetivo disso, além de eliminar os bandidos, o juiz acreditava que era bom para a imagem da cidade.

Não satisfeito com sua liberdade, Jed Cooper ainda quer vingança dos homens que o enforcaram e o juiz Fenton cede a oportunidade de Cooper trabalhar com ele, ganhando $250 por mês, com o objetivo de trazer os nove homens que o enforcaram vivos. E é nesta caçada intensa do delegado Jed Cooper atrás de nove homens que o resto do filme procura se focar.

Após Cooper pegar alguns homens, três dos que o enforcaram vão atrás dele, e o crivam de balas. Apesar de estar perto da morte, Cooper consegue se curar com a ajuda de uma misteriosa personagem: Rachel Warren (Inger Stevens). Toda vez que uma carroça de presos era descarregada em Fort Grant, ninguém poderia sair dali sem ter a permissão dela. Até certo momento, não havia por que, porém depois ela conta que seu marido Paul foi morto em sua frente por dois foras-da-lei e então queria vingança.

Para vingar os homens que o crivaram de balas, Cooper vai até uma casa, onde eles estão. Como era esperado, consequentemente Cooper mata alguns, outros se matam por conta própria e então consegue a esperada vingança que cerca este filme do início ao fim. O filme ainda termina com dois homens restantes: Maddow e Blackfoot.

MINHA NOTA PARA ESTE FILME: 10.

ANÁLISE FEITA POR BRUNO BARRENHA.

Um comentário: