El Condor
Direção: John Guillermin
Roteiro: Larry Cohen e Steven Carabatsos
Produção: Andre de Toth
Ano: 1970
Elenco: Jim Brown, Lee Van Cleef, Patric O’Neal…
Duração: 102 minutos
Um filme regular que tem como destaque a sempre boa atuação de Lee Van Cleef.
Análise: El Condor, de John Guillermin, tem como principais estrelas Jim Brown e Lee Van Cleef. No geral, o filme não é tão bom e destaca-se por ter um conteúdo meio violento, cenas de nudez e pela ótima atuação de Lee Van Cleef - já sem precisar fazer muito esforço pelo seu conhecimento no gênero - no papel de um arrogante mineiro chamado Jaroo.
Luke (Jim Brown) consegue fugir de uma prisão e já fora dela encontra um ambicioso mineiro chamado Jaroo, que estava atrás de ouro. Luke sugere a Jaroo para que vá a El Condor, um forte que estava cheio de ouro, segundo rumores que surgiam. Jaroo, que era um bom amigo dos Apaches, junta um bando de índios para acompanhá-lo na tomada do local. Já no final, Luke e Jaroo têm uma surpresa com relação ao ouro, e o filme acaba com um duelo entre os dois. Isto é, uma grande reviravolta!
Como dito anteriormente, a película não é muito boa: tem uma trilha sonora curta e razoável, a direção de John Guilermin é bastante simples e tem muitos planos de câmera iguais. Lee Van Cleef é o grande destaque: faz um papel de mau (nem tanto quanto Angel Eyes de Três Homens em Conflito).
Mesmo assim, apesar de não ser tão bom, ele não chega a ser péssimo. Tem uma história interessante, porém que poderia ser melhor. E mesmo tendo um papel de coadjuvante, Lee Van Cleef consegue se destacar mais que o protagonista, Jim Brown.
MINHA NOTA PARA ESTE FILME:
ANÁLISE FEITA POR THIERRY VASQUES.
Viva,
ResponderExcluirApesar de o filme ser como dizes, fraco, acaba por ser marcante para a produção de westerns na zona de Almeria. É que daí em diante o forte de El Condor, haveria de ser usado em dezenas de outros filmes, alguns bem mais recomendáveis que este ("Blindman", "Amico, stammi lontano almeno un palmo", etc).
O ano passado visitei Almeria e apesar de não ter estado dentro do forte, pude vislumbra-lo à distância. Continua de pé embora com visíveis sinais de degradação.
Parabéns pelo blogue. Saúdo-vos especialmente pela vossa tenra idade, é um prazer conhecer fãs tão jovens. Passarei a segui-los.
--
Pedro Pereira
http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
http://auto-cadaver.posterous.com
http://filmesdemerda.tumblr.com
Gostei do filme e tenho em caso. E sou grande admiridor de Lee Van Clif.
ResponderExcluirHélbert, sou um grande admirador de Lee Van clif e gosto muito desse filme. lembra muito o tempo que assitia com o meu pai esse gênero de filme.
ResponderExcluir