14 de setembro de 2011

Crítica: O Dólar Furado

OBS.: durante o mês do primeiro aniversário do ANALISANDO O OESTE, aqui nesta postagem está o remake da análise mais vista do blog durante sua vida inteira até agora.

Un dollaro bucato

(O Dólar Furado)

Direção: Giorgio Ferroni

Roteiro: Giorgio Ferroni e Giorgio Stegani

Produção: Bruno Turchetto

Ano: 1965

Elenco: Giuliano Gemma, Ida Gali, Pierre Cressoy…

Duração: 98 minutos

Idolatrado no Brasil pelo fato de ter uma boa história e um elenco mediano, surge mais um western spaghetti com desenrolar vingativo.

Análise: O dólar furado, de Giorgio Ferroni, é um western spaghetti do ano de 1965. Sua história é muito interessante e conta com um dos maiores ícones do bang-bang à italiana: Giuliano Gemma se destaca em meio aos atores não muito conhecidos, como por exemplo, Giuseppe Addobbati e Pierre Cressoy.

Gemma, inclusive, faz desta vez o papel de um soldado sulista chamado Gary O’Hara, o qual acabou retornar da guerra e vai para Yellowstone em busca de emprego. McCory (Cressoy) dá a missão para Gary de capturar um bandido, conhecido como Black Jack (Nazzareno Zamperla). Gary acaba descobrindo, então, que Black Jack era na verdade seu irmão, originalmente chamado Phil O’Hara. Entretanto, Gary acaba levando um tiro de Phil, fazendo este perceber que acabara de atirar em seu próprio irmão; por fim, Phil é baleado por McCory e mais alguns de seus homens. Os dois irmãos, portanto, são levados por um casal para serem enterrados, mas antes de tal ação se realizar percebem que Gary está vivo, e tudo graças ao tiro de McCory ter acertado em uma moeda que seu irmão havia o dado anteriormente. Concluindo, Gary O’Hara descobre que era tudo uma armação e McCory sabia que Gary e Black Jack eram irmãos. A vingança estava armada...

O filme conta, em geral, com uma ótima trilha sonora feita por Gianni Ferrio, compositor responsável por compor a música-tema no game Red Dead Revolver e na película Bastardos Ingórios, de Quentin Tarantino; além disso, também é possível visualizar uma boa direção. O roteiro do filme é recorrente de outros westerns spaghettis, ou seja, possui a habitual busca de vingança por parte do personagem principal que, neste caso, é de Giuliano Gemma. Ao fim de tudo, nos damos de cara com um bom resultado apesar de um elenco mediano, com destaque para Giuliano Gemma em uma excelente atuação.

MINHA NOTA PARA ESTE FILME:

ANÁLISE FEITA POR THIERRY VASQUES.

2 comentários:

  1. Um dos maiores clássicos do faroeste italiano e do faroeste como um todo. Trilha sonora excelente, fotografia inovadora para a época e interpretações excelentes como a de Ida Galli Giuliano Gemma e Pierre Cressoy.Se coloca ainda à frente de muitos feitos atualmente.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro o filme, tive a oportunidade de vê-lo no cinema até. Apesar de não ser um primor é um dos pilares do género.

    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://auto-cadaver.posterous.com
    http://filmesdemerda.tumblr.com

    ResponderExcluir