MAN OF THE WEST
Direção: Anthony Mann
Roteiro: Reginald Rose
Ano: 1958
Elenco: Gary Cooper, Julie London, Lee J. Cobb...
Duração: 100 minutos
Derradeiro trabalho de Anthonny Mann no interior das ambientações do velho-oeste também reflete em um retrato quase terminal do gênero.
Saiba mais sobre O Homem do Oeste lendo a crítica do comentarista Thierry Vasques.
Gary Cooper tem uma passagem marcante em sua vida comigo; foi com ele que assisti ao primeiro filme de minha vida, que foi Os Inconquistáveis/47, de De Mille.
ResponderExcluirDesde essa época, lá pelos idos da primeira metade dos anos 50, o registrei como meu ator favorito e nunca perdia um filme dele que passasse.
Tenho um registro comigo de toda sua filmografia, dos quais vi quase que todos, desde a época do cinema sonoro.
E O Homem do Oeste, apesar do nosso heroi estar no outono de sua vida, tornou-se um dos seus mais marcantes trabalhos.
Mesmo porque foi uma obra dirigida pelo grande Anthony Mann, diretor que fez grandes classicos do cinema, como por exemplo; O Preço de um Homem, Whinchester 73, O Homem dos Olhos Frios, E O Sangue Semeou a Terra, dentre outros.
Mann parece que deu um presente a Cooper, que andava muito adoentado do mal que lhe tirou a vida, proporcionando ao grande ator uma de suas melhores interpretações, dentro de um filme onde Lee J Cobb lhe rouba muito de seu trabalho.
Enfim, um western de qualidade, com um fundo até melancólico e violento, mas um retrato do que foi aquela parte do pais Americano.
jurandir_lima@bol.com.br
Um grande comentário, amigo. Parece que o western toma mesmo uma grande parte de nossa vida!
ExcluirSou muito fã do Cooper, também. É um dos meus atores prediletos e que eu considero bastante completo, sem aquelas "manias de atuação", as quais infelizmente marcam muitos dos atores de minha geração. Para ele, qualquer papel basta para pôr em prática todo seu talento. Sem dúvida, um artista como ele faz (muita!) falta hoje em dia.
Desde já, agradeço pelas visitas e, sobretudo, por seus comentários nas páginas. Abraços!