25 de setembro de 2012

Crítica HQ | Almanaque TEX #01

 * TEX – VENDETTA NAVAJO *

Roteiro: Claudio Nizzi
Arte: Giovanni Ticci

Sinopse: “Apaixonado – e correspondido – por uma garota branca, um jovem navajo da aldeia de Tex é preso e acusado depois que a jovem e seu pai são assassinados. Pior ainda, o povo da cidade quer linchá-lo, instigado pelos verdadeiros criminosos. Mas Tex intervém e coloca sua vida em grande perigo para livrar o índio e prender os culpados”.

Análise: A construção de estereótipos arquitetados em crenças e na cultura popular dos norte-americanos sempre esteve presente na maioria dos casos que se interligam ao faroeste, até mesmo se tratando de um fumetti puro como a água – isto é, uma HQ tipicamente italiana, como TEX. O que quero dizer é que se retratam demasiados ideais físicos e psicológicos em cada personagem, variando de acordo com sua posição na historieta: se há um xerife, ele terá um bigode e será o honesto portador da estrela, o mantenedor indubitável da paz na cidade; se há um negociante, terá as mais belas roupas para vestir e uma grana preta para gastar, mas, mesmo assim, não se contenta com o que possui e só quer ver o “circo pegar fogo”. E, dentre muitas generalizações em diante, somente o protagonista Tex Willer é exceção, já que foi um dos expoentes dessa geração de heróis prontos para a ação, amigo de todos (salvo de seus peculiares inimigos) e sempre bem vestidos e engomadinhos. 


Assim, nas primeiras impressões e folheadas pelo quadrinho, já abastecemos nossa visão com uma cacetada de nomes até então desconhecidos, porém, que vão se explicando pouco-a-pouco com o decorrer da narrativa. Afora isto, ainda no confuso aquecimento das primeiras páginas, são de difícil compressão as ações exercidas por cada um ali desenhado. Mas, por entre escorregões, também se relacionam boas sacadas vindas da mente de Nizzi, escritor deste capítulo e herdeiro de G.L. Bonelli, ao impor uma forte crítica contra o futuro político da cidade de Sanders, Ray Haggarty, como um dos maiores causadores de estardalhaços no contexto da história em questão.

É então que o roteiro, de certo modo, acaba caindo em irregularidades e não passa daquelas típicas aventuras do mocinho contra o bandido no velho-oeste; a busca por explicações de determinadas ações acaba curvando-se para um resultado pedante, como se os leitores não fossem capaz de entender, por exemplo, o porquê de o “índio Ki-Nih ter fugido da aldeia para ir à cidade” – e, portanto, dá tal informação por meio de seu pensamento. Não significa, contudo, que o gibi seja mal escrito ou adjetivos do tipo (tanto que até hoje é um sucesso entre os fãs e conhecedores da nona-arte). O único que se pode afirmar a respeito é a falta de elementos que tragam surpresas ou aberturas para novas situações, ou seja, para despertar o nosso interesse. 


Já direcionando à arte, cargo ocupado por Ticci, o qual é considerado “o melhor desenhista de Tex, somente atrás de Galep”, os traços cerrados dão mais estabilidade aos personagens e a découpage transforma toda a exposição dos quadrinhos em algo mais leve e receptivo, com alguma pouca rispidez.

Ao fim de suas folhas, o Almanaque nos dá uma compacta biografia de Clint Eastwood, com doze páginas muito apetitosas sobre a vida do ator e diretor e, ainda mais, alguns acontecimentos que rondam o universo do pistoleiro Tex Willer, concebido pelo italiano de corpo e alma, Gianluigi Bonelli, em 1966 – dezoito anos após a divulgação do primeiro gibi em tiras. 

NOTA:

POR BRUNO BARRENHA.

* A HQ aqui analisada faz parte do [primeiro] sorteio efetuado pelo blog, em comemoração ao nosso segundo aniversário no “oeste virtual”. Além dele, será sorteado o filme Bravura Indômita, de Henry Hathaway, e que também possui crítica por estas bandas – clique para ler.

Quer saber o sortudo que receberá estas duas maravilhas em sua casa? Entre nos comentários desta postagem. 

Um comentário:

  1. O vencedor é...







    Camilo Bicudo. O mesmo que deu o pontapé inicial do Analisando o Oeste ao meu lado, há dois anos, é o sortudo que receberá Bravura Indômita e TEX em sua casa. Parabéns! :)

    ResponderExcluir