26 de março de 2011

Silverado

SILVERADO

Direção: Lawrence Kasdan

Roteiro: Lawrence e Mark Kasdan

Produção: Lawrence Kasdan

Ano: 1985

Elenco: Kevin Kline, Scott Glenn, Kevin Costner, Danny Glover…

Duração: 123 minutos

Em tempos onde muitos acreditavam que o faroeste estava acabado, Silverado mostra algumas chances desta afirmação estar errada.

Análise: Eram épocas difíceis para o faroeste. Enquanto muitos consideravam o gênero abatido e até mesmo destruído, Silverado pode ser um considerado um filme regular. Logicamente que muitas desculpas tiveram de ser dadas - e apenas cinco anos depois – quando Kevin Costner (ator de Silverado) venceu sete Óscares com um gênero parecido ao famoso bang-bang: Dança com Lobos foi o primeiro filme como diretor na carreira de Costner. Dois anos depois dele, novamente o mundo estava aos pés do western: Clint Eastwood, com sua obra-prima Os Imperdoáveis foi o grande vencedor do prêmio máximo do cinema. Sendo assim, podemos afirmar que o gênero ainda não morreu, principalmente com as belas homenagens que andam fazendo uma duplinha de irmãos, os Coen... Conhecem?



Como se percebe no vídeo acima, a película mostra bastante ação e tiros, já se iniciando a mil por hora, com um tiroteio um tanto quanto “irreal”, em que o personagem Emmett (Scott Glenn) mata pessoas com tamanha habilidade. E não é só o começo: durante todo o percurso do filme é mostrado mais momentos de habilidade e de heroísmo. Além de momentos de ação, já é de se esperar em um faroeste uma boa fotografia, tal qual John Bailey usou e abusou desta. Vale destaque a direção segura e atenta a detalhes do diretor, roteirista e até mesmo produtor Lawrence Kasdan; os diálogos foram muito bem trabalhados (algumas passagens até com certo teor humorístico); uma trilha sonora convincente de Bruce Broughton; e boas interpretações de acordo com cada personagem.

Na história do filme, quatro homens têm seus caminhos cruzados durante uma viagem que realizavam: os irmãos Emmett e Jake (Scott Glenn e Kevin Costner, respectivamente), o pistoleiro Paden (Kevin Kline) e o cowboy negro Mal (Danny Glover). Todos estes foram expulsos da cidade de Turley pelo xerife Langston (John Cleese), devido a uma série de acontecimentos (e dentre tais acontecimentos estão fugas de prisão e racismo). Com as expulsões, o grupo ruma para Silverado, cidade responsável por possuir o xerife corrupto Cobb (Brian Dennehy), o qual também é velho “amigo” de Paden. Lá, o xerife espalha o terror e então o grupo tentará impedir a ação de Cobb.

Algo que despertou – e muito – a minha atenção neste filme foi um conflito quase inexistente em filmes de faroeste, saindo totalmente dos clichês, algo que serve até de lição na sociedade em que vivemos atualmente: enquanto em westerns mais antigos eram abordados temas de conflitos entre índios e brancos, em Silverado o racismo contra negros toma espaço. Um exemplo é de quando o personagem Mal briga em um bar e é totalmente culpado pelo xerife Langston, sendo que este nem sequer sabia o que havia lá acontecido.

Em meio a teores de humor, de ação e um pingo de drama, Silverado acaba por tornar-se uma película que tentava se alavancar nos tempos ruins do western. Dentro de seu elenco aparecem nomes de efeito, como Kevin Costner, que ainda era um garoto nas telas, além de ainda muitos outros, os quais fizeram da película algo muito melhor. Ah, e sem esquecer o belíssimo trabalho realizado pelo multifuncional Lawrence Kasdan.

MINHA NOTA PARA ESTE FILME: 8,0.

ANÁLISE FEITA POR BRUNO BARRENHA.

2 comentários:

  1. Silverado é excelente filme porque além da homenagem aos grandes westers seu objetivo é alcançado com muita facilidade.Ele simplesmente entretêm,diverte e não complica.
    Além do excepcional elenco, a trama flui com desenvoltura. Para quem deseja assistir um filme extremamente agradável,Silverado é tiro certo, sem trocadilho!!!!

    ResponderExcluir
  2. Silverado é excelente filme porque além da homenagem aos grandes westers seu objetivo é alcançado com muita facilidade.Ele simplesmente entretêm,diverte e não complica.
    Além do excepcional elenco, a trama flui com desenvoltura. Para quem deseja assistir um filme extremamente agradável,Silverado é tiro certo, sem trocadilho!!!!

    ResponderExcluir