VERA CRUZ
Direção: Robert Aldrich
Roteiro: Roland Kibbee e James R. Webb
Elenco: Gary Cooper, Burt Lancaster e Cesar Romero...
Ano: 1954
Duração: 94 minutos
Polêmico em seu conteúdo, clássico mostra as revoltas contra o Império Mexicano e também a desigualdade entre os povos da região.
Fui sempre muito amante de faroestes.
ResponderExcluirNa minha adolescencia, passada em final de 50 e 60/70, vi filmes por demais, principalmente os faroestes, que eram o pipôco do momento.
E Vera Cruz andou entre eles.
O adorei à primeira vez que o vi com minha mente em formação, quase infantil.
Entretanto o revendo anos mais tarde achei que Lancaster abusou demais de suas caracteristicas como ator circense, assim como com muitas caras e bocas.
Ocorreu então que passei a odiar a fita, apesar de nela constar meu maior ídolo do cinema, que foi Gary Cooper.
No entanto, lendo um artigo no Westerncinemania, sobre Lancaster e suas atitudes no filme, assim como ele, ao rever um copião de pedaço da fita se achou terrivel, apalhaçado me e coisas assim.
Enquanto isso, ele mesmo notou a qualidade do trabalho de Cooper, sério, seguro, natural e que o suprerava como ator.
Lancaster então, refez grande parte do que si via horrivel, mudou radicalmente sua postura e então, se mirando na qualidade de Cooper fez um trabalho melhor no filme.
Resultado; se o que eu via já achava Lancaster horrivel e apalhaçado, imaginei então como ele não deveria estar se não houvesse feito mudanças no seu comportamento, na sua postura no filme.
E isso me bastou para ver a fita com outros olhos, já que ela poderia ser muito pior.
Então apreciei o trabalho dos dois e hoje eu vejo ao filme sem muitas reclamações, apesar de ainda achar Lancaster muito espaçoso.
Mas o filme tem alguma qualidade sim.
jurandir_lima@bol.com.br